sábado, 1 de janeiro de 2011

Princípio de Liderança na Igreja



Qualquer projeto na igreja só pode se desenvolver quando há um princípio de liderança. Encontramos esre princípio na palavra de Deus.

Princípio observado por Moisés (Exodo 18.13-27): É chamado pelo mundo secular: "princípio de Jetro". Jetro, sogro de Moisés, vendo que ele estava sozinho e estressado na liderança dos quase tres milhões de pessoas, no exodo pelo deserto, do Egito até Canaã, aconselhou-o a colocar sobre o povo chefes de 1.000, de 100, de 50 e de 10. Ele atendeu e teve sucesso na sua obra.

Princípio observado por Jesus (Mateus 9.36-10.5):Podemos dizer que é o princípio do Mestre. Quando Jesus viu as multidões como ovelhas sem pastor, disse aos seus discípulos que orassem para o Senhor mandar trabalhadores para a sua seara, porque a seara é grande e os trabalhadores são poucos. Jesus, sozinho não conseguiria alcançar as multidões, mas com uma liderança ele poderia alcança-las. Os discípulos oraram e eles mesmos foram a resposta da oração: o Senhor discipulou 12 homens, treinou-os e enviou-os à obra que foi realizada.

Princípio observado por Paulo (2 Timóteo 2.2): podemos chamar de princípio apostólico. Paulo trabalhava em equipe, nunca sozinho. E ele ordenou a Timóteo a seguir ser exemplo, inspirado em Moises de em Jesus. Ele menciona quatro gerações de liderança: ele, Paulo; Timóteo; homens fiés e idoneos; e outros. E ele estendeu a obra pelos povos da sua época.

Princípio Aplicado Hoje: Devemos aplicar o mesmo princípio de liderança. Não podemos e nem devemos fazer a obra sozinhos. Vamos estressar e não vamos longe. Lideres existem para reproduzirem líderes. Devemos ter a visão deque cada irmão já tem o potencial de liderança. Devemos, por isso, separar homens e mulheres fiéis e idoneos, discipulá-los, treiná-los e enviá-los à obra.
Por certo o Espírito Santo estaré confirmando esta obra com sinais e maravilhas, tudo para a glória de Deus.
Que sejam estas palavras um desafio e incentivo para 2011.

João Nelson Otto

retirado de http://www.igrejaempoa.com.br/noticia.asp?codigo=189&COD_MENU=202

Nenhum comentário: